LORIGA

Nasci numa pequena terra chamada Loriga, situada a 770 m de altitude na Beira alta ao meio da maravilhosa e luzente Serra da Estrela. É uma localidade muito pitoresca, situada num vale e circundada de montanhas que encantam os nossos olhos pela a sua beleza tanto ela é rara: coberta de pinheiros, salpicada de castanheiros, mimosas, giestas, urzes e outras plantas serranas. Uma fauna e flora espectaculares!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Crumble


Este fim de semana, fiz um crumble com frutos, era uma delícia! Se eu me escutasse, acabaria o prato em paz! Mas ... o crumble, embora não seja muito calórico, tenho de fazer atenção com a linha, é que tenho de me mostrar no melhor para vestir o biquíni este verão !... Estou brincando, claro, não sigo qualquer regime para perder peso. Por isso, sugiro esta receita, se você está disposto(a) a fazer.
Em primeiro lugar, pré-aquecimento do forno 7 º ou 210 °
Coloquei:

  • 4 pêssegos

  • 2 maçãs grandes

  • um grande punhado de groselha vermelha

  • um grande punhado de cerejas negras

Massa para o crumble:

  • 150 g de farinha

  • 75 g manteiga

  • 75 g de açúcar

  • um pacote de açúcar de baunilha
  1. Para fazer a massa do crumble , coloque a farinha, o açúcar, o açúcar de baunilha e a manteiga cortada em cubos numa grande tigela; com a ponta dos dedos, massagear até obter a aparência de pão ralado mas com grão maior. (não trabalhar a massa com excesso , caso contrário, a manteiga derrete e será como massa para torta ).

  2. Lave e descasque as maçãs e os pêssegos, descaroçar, lavar a groselha e remover os caules, lave e descaroçar as cerejas. Em seguida, corte em grandes dados os frutos maiores, coloque todas as frutas numa travessa com bordo alto, ou então numas pequenas formas individuais.

  3. Espalhar a massa para crumble encima das frutas.

  4. Meter no forno com termóstato 7 ou 210 ° durante 25 minutos

Escolhi estas frutas mas cada um pode fazer o crumble como queira e utilizar outro fruto (ex.com : maçãs, pêras, pêssegos, damasco, bananas, etc mas não aconselho utilizar frutas cítricas que são muito suculentas (contudo a ver. ..), podemos acrescentar também a pasta, frutas secas em pó ou em pedaços, tais como avelãs, pinhões, amêndoas, nozes etc, colocar lascas de chocolate ... cada um escolhe os ingredientes que ama mais!

Sirva morno ou frio


Bom apetite , gulosos!!!

Sem comentários: