LORIGA

Nasci numa pequena terra chamada Loriga, situada a 770 m de altitude na Beira alta ao meio da maravilhosa e luzente Serra da Estrela. É uma localidade muito pitoresca, situada num vale e circundada de montanhas que encantam os nossos olhos pela a sua beleza tanto ela é rara: coberta de pinheiros, salpicada de castanheiros, mimosas, giestas, urzes e outras plantas serranas. Uma fauna e flora espectaculares!

sábado, 5 de setembro de 2009

Museu de Loriga

Este verão, decidi passear para os lados da Redondinha e ver a antiga fábrica de perto, coisa que nunca tinha feito. Subimos então até lá, visitando umas e outras ruínas. Depois fomos dar uma vista de olhos à fábrica que se encontra mais a baixo, fábrica onde noutro tempo trabalhou o meu avô Joaquim Alves Pereira ...Olhámos pelas janelas e que surpresa de ver que ainda havia máquinas no interior! Uma das janelas tem um vidro partido permitindo-me assim fotografar lá dentro. Loriga é uma vila que tem muita história. Acho que tem um potencial turístico significativo e, para promover a vila, seria interessante dedicar um museu "das artes e conhecimentos" à indústria pelo passado:lanifícios, malhas e têxteis), à agricultura e criação de gado: moinhos, utensílios agrícolas, fabricação de queijo...), aos hábitos e costumes loriguenses (trajes, objectos do passado, tradições, vocabulário típico "loriguês"... ). Fora o passado agrário e industrial,também existem vestígios que poderiam ser marcados em percursos pedestres marcados por sinais desde o centro da vila (o caixão da Moura, as pontes, as calçadas romanas, as fontes, as palheiras...). Outra ideia: criar trilhos para podermos fazer caminhadas com toda a segurança e sem estragar o meio-ambiente, falta cá em Loriga. Isto seria mais para os turistas e pessoas como eu que não conhecem os caminhos circundantes de Loriga, interessante também, fazer umalimpeza aos caminhos por onde antigamente passavam os nossos antepassados para ir à serra. Poderia assim haver muitos projectos em Loriga e tentar concretisá-los, falta quem deseja investir! Sem dúvida,isso faz parte do património histórico e cultural do pais! PS: Desculpar a minha escrita um pouco estranha...tento fazer todos os possíveis para me exprimir de maneira compreensível... Era uma vez...a Redondinha...
Peças de museu
Escritório de contratação
Uma pequena limpeza e...máquinas prontas a trabalhar!
Parada no tempo...a espera de um benfeitor.
^^^^^^^^^^^^
Estes são vestígios que necessitam ser preservados contra o tempo e o vandalismo, se nada for feito num futuro próximo, tudo vai desaparecer para sempre.
Ver mais fotos da Redondinha aqui : http://joaoamaro-fotografia.blogspot.com/

1 comentário:

João Carreira disse...

Olá Dulce,

Eu olho sempre com imensa tristeza para a Redondinha. Cresci a olhar para ela e a ver homens e mulheres a trabalharem lá e habituei-me ao barulho dos teares. O meu avô nasceu na cozinha do solar e tanto ele como o meu bisavô foram guarda-livros da Redondinha, tendo o meu avô feito parte de 2 das sociedades que por lá existiram. Nas olho sempre para a Redondinha, não pelos meus avós, mas pela vida que aqueles homens e mulheres da nossa terra e da vida que eles davam aos teares. Lembro-me de um Verão ter voltado a Loriga e do telhado da fábrica velha já ter caído e quase chorei. A vida nunca volta para trás, mas é triste ver cair as coisas, mesmo quando não são nossas.

Votos de um excelente Fim-de-Semana,

João