LORIGA

Nasci numa pequena terra chamada Loriga, situada a 770 m de altitude na Beira alta ao meio da maravilhosa e luzente Serra da Estrela. É uma localidade muito pitoresca, situada num vale e circundada de montanhas que encantam os nossos olhos pela a sua beleza tanto ela é rara: coberta de pinheiros, salpicada de castanheiros, mimosas, giestas, urzes e outras plantas serranas. Uma fauna e flora espectaculares!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Tempestade de fim de século

Faz hoje 10 anos que uma grande tempestade devastou o norte da França, incluindo a vila de Caudebec lès Elbeuf, derrubando árvores, telhados, chaminés etc. O prejuízo foi grande.

Também tive alguns danos que foram muito menos importantes em comparação a alguns outros: só algumas telhas partidas e uma árvore desenraizada. Quando me apercebi da tempestade, eram mais ou menos 6 horas da manhã , a casa tremia por ela toda tanto o vento assoprava com força! Foi um despertar muito temente! Este fenómeno durou até ao 28 de Dezembro com 2 tempestades, Lothar e Martin.
O meu pinheiro intacto em 1994O mesmo pinheiro depois da tempestade do 26 de Dezembro 1999

***

"Lothar foi o nome dado ao dia em que a tempestade que devastou a Dezembro de 26, de 1999, as florestas da França, Suíça, Alemanha e Dinamarca, causando danos sem precedentes, com ventos de até 259 km/h . A depressão atingiu a Finisterra a cerca de 2 horas e 11 às Estrasburgo, que era então transferido cerca de 100 km / h .Os ventos mais fortes rasgaram uma faixa de cerca de 150 km de largura ao longo da borda da Grã-Bretanha - a Normandia Île-de-France e Champagne-Ardenne, Lorena e Alsácia na França. Ela continuou até a Alemanha e nordeste, causando o mesmo tipo de dano.É uma depressão que se formou ao largo da costa da Terra Nova, antes de cruzar o Atlântico em menos de 24 horas. Excelente localização para a Europa, a escavação da bomba foi acentuado na terra para chegar a 960 hPa (mb 960), provavelmente devido à interacção com os córregos de altitude do jacto, que estavam perto de 400 km/h 9 000 m acima do nível do mar ."

"Martin,esta segunda depressão , que se deslocou também em velocidades que se aproximaram 100 km/h e muito profundas (até 965 hPa à16h na Grã-Bretanha), desenvolveu-se ao largo da costa da Bretanha dezembro 27, 1999, para chegar à costa,nesta região a 16 h. Posteriormente, ela dirigiu-se à Nantes (19 h), Dijon (1h no 28 de dezembro) e, finalmente, Alsácia (4 h) . As regiões de toda a costa atlântica foram afectadas pelo vento, principalmente nos departamentos de Charente-Maritime e Charente que foram os departamentos mais afectados (198 km / h na ilha de Oléron ). O vento continuava a soprar na Córsega, na manhã de terça-feira, 28. A tempestade também afectou a Espanha e norte da Itália.Ao norte da depressão, uma injecção de ar frio provocou, a partir da tarde do dia 27, grande nevão na terra no norte da Bretanha e Normandia. Durante a noite, a neve atingiu o nordeste da França até a Genevois, deixando ainda flocos no sul da região de Paris . Entretanto, ao longo de sua trajectória, quantidades significativas de chuva causaram enchentes. Em algumas regiões dos Alpes, a neve durou dois dias e cerca de dois metros de neve caíram." Texto traduzido por google ...

Sem comentários: